Equipa

 Equipa / Mauro Gaspar

Biografia

Mauro Gaspar nasceu em Lisboa em 1981, no primeiro dia do mês de setembro.

Ingressou no 10º ano no curso tecnológico de artes e design na Escola Secundária José Gomes Ferreira em Benfica. Neste curso, pertenceu ao grupo multimédia, e foi responsável pelo departamento de fotografia, onde ganhou alguns prémios na categoria de fotografia P&B e digital.

Licenciou-se em Design de Comunicação pelo IADE em 2005 e trabalha como freelancer desde 2003 nas áreas de Design, Ilustração e Web-design. Enquanto estudante ganhou o 1º Lugar no concurso de Design Editorial da Revista Diferença (AFID) e obteve menções honrosas em vários projetos sendo dos alunos melhor classificados à disciplina de Design Gráfico.

Em 2005 são publicados na revista do IADE “Idade da Imagem” alguns dos seus trabalhos, fez parte do grupo de jovens designers do Centro Português de Design e em 2007 foi viver para Coimbra a fim de realizar um Estágio Profissional pelo Centro Português de Design. É de destacar o Projeto de Identidade Corporativa para a ACIC, o 1º Lugar no Coimbra Fashion Jovens Criadores e a Menção Honrosa no Portugal Fashion 2007.

Em 2007 regressou a Lisboa, onde trabalhou em agências de publicidade como designer e web-designer.

Ainda em 2007 fundou a agência de design e comunicação, NAPRON.LOVE – thinking designers .

É de salientar alguns projetos ganhos a concurso nomeadamente para a Câmara Municipal de Oeiras (campanha de natal 2009, Atlas comemorativo dos 250 anos do Concelho de Oeiras, e Roteiro Municipal de Oeiras 2010) e clientes, tais como: CM-Lisboa/EGEAC, HOMEM MAGAZINE, 20ª Meia Maratona EDP de Lisboa, Grupo Fado&Food, À Margem, Pavilhão Chinês, Sr Vinho, Loja do Automóvel, Aeroportos da Madeira, Obriverca, Estal, Restaurante Via Graça, Junta de Freguesia de Benfica, Luandarq, entre outras.

Em outubro de 2009 foi um dos organizadores do evento de Design paralelo à Experimentadesign, "Le Coq Tuguese Market" que decorreu no Mercado da Ribeira e que teve a participação de alguns nomes importantes do Design, Publicidade e Ilustração como por exemplo: Carlos Coelho, Paulo Arraiano, Diogo Machado, Cabra Cega e Coletivo Super Gorrila.

Atualmente exerce funções como Sócio-Gerente e Diretor Criativo da NAPRON.LOVE – thinking designers. É Docente na Escola Sec. António Damásio das disciplinas de Comunicação Publicitaria e Criatividade e de Comunicação Gráfica e Audiovisuais no curso Profissional de Comunicação, Publicidade, Marketing e Relações Públicas e Professor Orientador na Escola Secundária da cidadela de Cascais das turmas de multimédia. É ainda monitor de estágios e orientador de provas de aptidão profissional.

Em 2011, tem o seu primeiro ano de experiência como prof. universitário da ESTAL (Escola Superior de Tecnologias de Artes de Lisboa) a lecionar Multimédia ao 2º Ano da Licenciatura de Design de Comunicação e também a disciplina de projecto III (design de comunicação) ao 3º Ano.

Ainda em 2011, foi eleito presidente do conselho pedagógico da ESTAL e formador no Observatório de Imprensa de Design de Comunicação pelo IEFP.

Actualmente divide os seus dias entre os projetos criativos, a docência, o seu mestrado e a redação de artigos sobre vários temas do Design para um dos maiores Blogues Brasileiros "Design Culture".